
AÇAÍ
O açaí é uma fruta proveniente da região amazônica, rica fonte de antioxidantes e em ferro energizante que atuam no combate do envelhecimento precoce.
Composição: O açaí é um fruto rico em nutrientes, incluindo proteínas, fibras, lipídios, minerais (como manganês, cobre, boro e cromo), e vitaminas E e C.
Principais aplicações: O açaí é um fruto bastante versátil, com aplicações que vão desde a alimentação até a cosmética e a indústria
Formas de Comercialização
Dentre as principais formas comercializadas do açaí no mundo estão a fruta em purê ou creme, em polpa e em pó, podendo ser consumidas de distintas maneiras: sobremesas, sucos, usadas em receitas, em complementos alimentares, entre outros. Além das formas de consumo que podem variar, os principais destinos das exportações brasileiras para esses tipos de produtos também variam, porém, com países sempre com destaque nos fluxos comerciais. A seguir, algumas informações específicas para cada forma de comercialização do produto:
Açaí em creme ou purê: se caracteriza pela polpa da fruta batida com banana, guaraná ou outra forma de adoçar o alimento, que faz com ele que adquira uma consistência relativamente pastosa. Acerca do comércio exterior, na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), o creme de açaí é identificado pelo código 2007.99.21, e tem como principais compradores, os Estados Unidos, o Japão e Portugal, que acumulam um total de US $798.126,00 importados de açaí em creme do Brasil.
Açaí em polpa: é a versão mais natural da fruta, visto que, ocorre apenas a extração da polpa com adição de água e posterior filtração para retirar resíduos sólidos. Seu aspecto é denso e, inicialmente sem o sabor adocicado, já que não há acréscimo de açúcar. Referente ao comércio exterior, avaliando as exportações de polpas de fruta no geral que inclui a do açaí, por meio do NCM 0811.90.00, tiveram destaque, em 2021, países como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Países Baixos, que somam US $6.520.838,00 comprados no Brasil.
Pó de açaí: a fruta é desidratada e é utilizada na adição de receitas por ser uma grande fonte de vitaminas e minerais, cabe ressaltar que não há adição de açúcar e por isso necessita de uma preparação para o consumo. As exportações de complementos alimentares – dos quais o açaí em pó faz parte – é definido pelo NCM 2106.90.30 e, em 2021, foram destinados principalmente para os Estados Unidos, Rússia e Peru, que importaram um montante de US $19.127.646,00.